A Princesa Pocahontas ou apenas Pocahontas como é mais conhecida, é uma das personagens de longas animados da Disney e é uma das personagens que foi baseada numa figura histórica real.
Conheça a seguir a história de Pocahontas, veja algumas diferenças entre a ficção e a história real e saiba também qual é o significado de seu nome.
Quem é a Princesa Pocahontas?
Conteúdo
A Princesa Pocahontas é uma personagem nativa da América do Norte, que faz parte do grupo de personagens que formam as Princesas da Disney. A personagem teve sua primeira aparição na animação longa-metragem “Pocahontas”, lançada no ano de 1995. O filme inclusive chegou a ganhar uma continuação anos depois, com seu lançamento em 1998.
Qual a história da Princesa Pocahontas?
Como dito antes, a história da Princesa Pocahontas da ficção possui diferenças com a personagem histórica. Na animação, a personagem é filha de um chefe de uma tribo nativo americana e ela possui uma forte ligação com a natureza e a floresta.
Com a chegada dos colonizadores britânicos, ela se apaixona pelo inglês John Smith. Quando os dois povos começam a ter conflitos, Pocahontas e John tentam usar o amor dos dois como forma de resolver a situação.
Já na vida real a história de Pocahontas é bem diferente, seu nome verdadeiro era Matoaka, filha de um chefe indígena que comandava a maioria das tribos do litoral do território onde hoje é a Virgínia. Pocahontas era um apelido que pode ser traduzido como “a mimada” ou “a medida”.
Seu encontro com John Smith também foi bem diferente, John era o líder de um grupo de colonos e foi capturado pelos nativos. Ele seria executado pela aldeia da Princesa Pocahontas, porém ela, que tinha aproximadamente 11 anos, conseguiu impedir seu pai de fazer isso, pois a morte de John faria começar um conflito entre os dois povos.
John Smith e Pocahontas se tornaram amigos e ele a ensinou a falar inglês, além de alguns costumes britânicos. Os amigos se separaram quando John se feriu em um acidente com uma arma de fogo e voltou para Inglaterra para ser tratado, porém, os colonos britânicos disseram para Matoaka que ele havia morrido.
A Pocahontas real foi presa aos 17 anos, mas teve sua liberdade comprada por um comerciante de tabaco chamado John Rolfe em troca de se casar com ele. Na Inglaterra, Pocahontas reencontrou John Smith, porém ela ficou triste ao saber que ele não estava ajudando a proteger o povo dela de serem mortos pelos colonizadores britânicos.
A história da Princesa Pocahontas se encerrou quando ela tinha 22 anos, de maneira trágica. Enquanto ela retornava para os Estados Unidos com Rolfe, ela contraiu uma doença no navio que a matou antes de conseguir rever o seu povo.
Quais são as caraterísticas da Princesa Pocahontas?
Em características físicas, Pocahontas é uma indígena jovem, adulta, bastante bonita, com longos cabelos pretos. Já em personalidade, a personagem é espirituosa, aventureira, generosa, amante da natureza e um tanto teimosa.
Qual o significado do nome da Princesa Pocahontas?
Como mencionado anteriormente, o nome da Princesa Pocahontas significa “a mimada” ou “a metida” e não era o nome verdadeiro dela, mas sim o apelido da Princesa indígena na vida real. Já seu nome verdadeiro, Matoaka, significa “flor entre dois riachos”.
Qual a idade da Princesa Pocahontas?
Na animação, a Princesa Pocahontas é uma jovem adulta, estando por volta dos 20 anos de idade. No filme, John Smith também é um jovem adulto tendo a mesma faixa etária dela.
Quais os filmes com a Princesa Pocahontas?
A personagem protagoniza a animação Pocahontas de 1995 e a sua sequência, Pocahontas 2 de 1998. A princesa Pocahontas também faz uma participação com as demais princesas da Disney na animação de 2019, Wifi Ralph: Quebrando a internet.
A história de Pocahontas vai além de um conto de fadas, trazendo à tona temas sociais e políticos, como a colonização e brutalização de povos originários. Ainda que essa discussão fique em segundo plano, não deixa de ser importante, ainda mais quando são problemas que persistem até a atualidade. Todos os filmes com a Pocahontas estão disponíveis no serviço de streaming da Disney, o Disney+.