Oii genteee! Tudo bem?
Hoje eu vim falar com vocês sobre uma princesa que eu simplesmente AMO e uma história que cativa a todas as pessoas. Sim, eu estou falando sobre algo “além do arco-íris”, estou falando sobre o fantástico mundo da Terra de Oz.
Hoje vamos falar um pouquinho desta princesa lendária que cativou a muitas gerações, mas que poucas pessoas conhecem.
Você já ouviu falar sobre a história do Mágico de Oz? Se ainda não, recomendamos que você dê uma olhada e depois comente aqui para gente saber o que você achou.
Agora, vamos ao texto! o/
Quem é a Princesa Ozma?
Conteúdo
A princesa (ou rainha) Ozma é uma personagem fictícia da série de livros sobre “O mágico de Oz” e foi criada pelo autor dos contos L. Frank Baum.
Ela aparece em quase todos os livros sobre a Terra de Oz exceto no principal que depois se tornou em filme “O maravilhoso mundo de Oz” de 1900 que é o primeiro livro da série de livros.
Ozma é descrita como a princesa regente do mundo de Oz e no livro conta que ela irá reinar para sempre no mundo das fadas, caracterizando-a como imortal.
Características da Princesa
No livro, a princesa é descrita com “olhos que brilham como diamantes” e seus lábios eram de cor de turmalina. Ela também é descrita com lindas tranças douradas enfeitadas com uma diadema cheia de pedras preciosas na altura da testa.
História da princesa
A história diz que quando Ozma ainda era uma neném ela teria sido filha de um rei chamado Pastoria e que era rei de Oz. Ela foi dada a uma maga chamada Mombi pelo próprio Mágico de Oz e esta Maga a transformou em um garoto que se chamava “Tip” (seu nome seria Tippetarius) para evitar que ela, a verdadeira herdeira do trono de Oz governasse e assumisse seu lugar.
Nisso, Ozma cresce acreditando ser um menino sem a memória de ter sido uma menina, contudo, este feitiço é quebrado depois de algum tempo quando Glinda, a bruxa boa, descobre este feitiço e obriga Mombi a transformar Tip de volta em uma menina.
Ozma é mesmo uma princesa?
Alguns livros do Mágico de Oz retratam Ozma como uma princesa e futura rainha, contudo, ela tem certa descendência de fada, pois tem poderes e com eles conseguiu criar Jack Cabeça de Abóbora que teve vida por causa do pó da vida, um pó mágico da bruxa Mombi.
A princesa Ozma passa a governar Oz logo após o Mágico de Oz
Curiosidades
Separamos algumas curiosidades aqui sobre a Ozma! Vamos lá?
A melhor amiga de Dorothy
Embora Ozma não apareça na história do filme “O mágico de Oz” ela aparece em todos os outros livros escritos pelo autor e se torna a melhor amiga de Dorothy chegando a viver muitas aventuras com ela!
Ozma seria loira ou morena?
Embora no livro o autor tenha caraterizado a princesa Ozma com “tranças douradas”, na maior parte das ilustrações do livro ela aparece de cabelos pretos. Curioso não?
A princesa Ozma é mais velha que Dorothy
Embora ambas pareçam ter a mesma idade, segundo o autor, a princesa Ozma tem a aparência de 14 anos de idade sendo mais velha que Dorothy.
A terra de Oz é um socialismo utópico
Embora a história do mágico de Oz seja um conto infantil, há inúmeras referências que comprovam que a fantástica terra de Oz vive um socialismo utópico que é a ideia de harmonia entre o socialismo e o capitalismo onde todos trabalham e todos se ajudam mutuamente, sem o egoísmo e a centralização humana.
Algumas referências
O incrível mundo de Oz foi uma série de livros lançados em 1900 e influenciou diversos outros autores de livros e contos infantis. Por exemplo, podemos associar o boneco que a princesa Ozma criou, Jack Cabeça de Abóbora como uma referência para a famosa “cabeça de abóbora” utilizada durante o Halloween.
Outra referência é o pó mágico de perlimpimpim utilizado na série de livros do “sítio do pica-pau amarelo” como uma referência clara ao pó mágico de Mombi. O sítio do pica pau amarelo foi lançado em 1921 enquanto o livro do mágico de Oz foi lançado em 1900.
Há também referências em quase todos os filmes da Disney, como em Frozen com o Olaf e em Pinóquio, ambos são bonecos criados por seus donos e que ganham vida após entrar em contato com algum tipo de “magia”.
Se você gostou do nosso artigo de hoje, continue nos acompanhando por aqui.