Princesa Mulan: qual a sua história e onde assistir?

Em um mundo de princesas indefesas e delicadas, a história da princesa Mulan se destaca por sua excepcional coragem e sua grande força, tanto emocional, quanto física. Essa característica é evidenciada quando a moça desobedece ao pai para participar de uma guerra. 

Deseja conhecer mais sobre essa grande personagem lendária chinesa e como sua história ficou conhecida através do filme de Disney? Venha conosco, pois iremos te apresentar essa fantástica aventura histórica que até hoje nos emociona!  

Quem é a Princesa Mulan?

Conteúdo

Mulan é uma jovem moça que não se adéqua aos arquétipos femininos da época e, por isso, não encontra um pretendente para casar, como era imposto às moças de sua idade para honrar e dar orgulho a sua família. 

Quem é a Princesa Mulan?
Fonte/Reprodução: original.

Em um período de necessidade familiar, quando o governo chinês convoca todos os homens do reino para guerrear no exército, ela se vê em um momento decisivo para a família. Assim, Mulan se disfarça de homem e vai se alistar no lugar de seu pai, veterano de guerra já debilitado, para evitar que esse seja gravemente ferido ou perca sua vida do conflito.

Ao longo da história ela conquista muitas batalhas e consegue, sim, ser reconhecida pelo seu ímpeto de coragem e lealdade ao seu país, mas principalmente, à sua família. O título de Princesa Mulan se dá no sentido de seu amplo reconhecimento em função da sua jornada pessoal em favor da China e de seus princípios, que a fazem um símbolo de coragem e determinação.

Qual a origem da Princesa Mulan?

A princesa Mulan da Disney teve como inspiração a história real de uma chinesa que em razão de uma guerra, toma o lugar de seu pai em um chamado para soldados. Como única filha dele, ela se preocupa que se o pai for, ele não voltará devido a seu estado de saúde e sua idade.

A guerreira Mulan teve sua história contada muito antes do filme ser lançado, tendo sua lenda sido compartilhada de maneira oral por muitos séculos, seja em forma de poema, ou através de peças teatrais.

Qual a história da Princesa Mulan?

A princesa Mulan após se desfaçar de homem e ir ao lugar de seu pai após um treinamento intenso se torna uma das guerreiras mais habilidosas da China. E com a sua liderança, ela consegue fazer com que o exército chinês ganhe a batalha contra os invasores. 

Qual a história da Princesa Mulan?
Fonte/Reprodução: original.

Ao longo da sua trajetória, ela se apaixona pelo capitão Li, contudo, para além do interesse romântico, Mulan aprende mais sobre si mesma e sobre sua própria força. Após a sua vitória, Mulan retorna para casa e é premiada por sua lealdade, perseverança e caráter.

No entanto, quando as pessoas conhecem a sua verdadeira identidade, a guerreira é considerada uma vergonha para sua família, até que, independente do que pensam dela, Mulan mostra mais uma vez a sua bravura, salvando o imperador. Este, agora ciente da situação, condecora a bravura da princesa, que encontra seu final feliz no reconhecimento de seu valor e de sua família.

Quais as características da Princesa Mulan?

A princesa Mulan tem uma forte característica de coragem. Pois, apesar da pressão familiar e social, ela vai contra todos para preservar os seus princípios e proteger a sua família. Além disso, mesmo com a pressão do exército, ela se supera e vence todas as suas inseguranças e incertezas para honrar a sua própria jornada. 

É importante salientar a discussão que a história traz, referente à desigualdade de gênero, que é muito bem elaborada, tanto no começo do filme, quando mostra os estereótipos de donzela, quanto ao próprio valor de Mulan, que não se prende a essas questões e mostra toda a sua superação ao longo de sua história.

Como acaba a história da Princesa Mulan?

No filme, a história da Princesa Mulan acaba com um final feliz, com seu pai são e salvo, sua identidade revelada frente à China, e o respeito crescente em razão de suas vitória e lealdade com o povo chinês.

Contudo, diferente do filme, na história real, quando Mulan retorna à sua casa, após anos em longas batalhas (10 a 12 anos), apesar de ter sido reconhecida por seu valor nelas, seu pai morre. E ao contrário do sentimento de dever cumprido, ela se sente abalada por não estar presente para ele em seus últimos dias.

Onde assistir do filme Princesa Mulan?

Você pode assistir à adaptação do conto da princesa Mulan, entre outras histórias, no Disney Plus, onde o primeiro longa de animação se encontra disponível com o título “Mulan” (1998). Além deste, há o filme em live action, lançado em 2020 com mesmo título, que vai agradar tanto você, quanto sua família e amigos.

Curiosidade: a “Mulan” brasileira

Você sabia que no Brasil também temos uma guerreira com história similar à de Mulan? No século 19 uma jovem chamada Maria Quitéria foi a primeira mulher a integrar o exército brasileiro. Conquistada pelo ideal de independência da nação, a baiana, que vivia uma relação conturbada com a madrasta por seu jeito forte e independente, passou-se por homem (soldado Medeiros) para se alistar ao exército.

Apesar de sua farsa ter durado poucas semanas, pois seu pai procurou o batalhão e a denunciou, Maria Quitéria já havia mostrado o seu valor, como jovem esforçada e habilidosa no trato com as armas. Assim, a Mulan brasileira assumiu seu próprio nome e continuou na batalha, vindo a ser condecorada como heroína da independência após derrotar as tropas portuguesas em 1823.

Esperamos ter te emocionado com a grande história de mulheres guerreiras que superam expectativas e rompem com padrões, e também que você se diverta com o filme e com todas as suas significações. Desejamos uma excelente sessão de cinema e que a coragem tome conta do seu coração, te proporcionando não apenas uma ótima experiência nas telas, como também em sua própria jornada de autoconhecimento.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest

Deixe um comentário

Veja agora

Posts relacionados

Altura das princesas da Disney: saiba a altura de cada e as características

Altura das princesas da Disney: saiba a altura de cada e as características

Desde sempre, amamos conhecer as princesas da Disney e suas histórias. E você, já imaginou quão interessante seria conhecer também a altura das princesas da Disney, a fim de conhecê-las a fundo? Por exemplo, com certeza você já deve ter se perguntado qual é a altura da Merida ou da Branca de Neve! Através desse

Quem é o vilão de A Pequena Sereia

Quem é o vilão de A Pequena Sereia?

Venha conosco através dessa jornada conhecer não apenas o vilão de A Pequena Sereia como também sua importância para o final da nossa doce princesa marinha!

Papel de parede das princesas da Disney 10 dicas para usar e como escolher

Papel de parede das princesas da Disney: 10 dicas para usar e como escolher

O papel de parede das princesas da Disney é uma excelente opção para quem deseja um quarto delicado e que tenha sua personalidade, com essas princesas que seguem com seu sucesso geração após geração com suas histórias fascinantes repletas de aventura e finais felizes de emocionar.  Se você deseja dar um up na decoração, confira