Princesa Branca de neve: quem é e qual a sua história?

A Princesa Branca de Neve é uma das mais populares do universo fantástico criado pelos irmãos Grimm, e isso se deu devido ao filme da Disney que tornou o conto ainda mais famoso.

Assim, a princesa de pele clara, descrita como a mais bela mulher do reino, tornou-se inspiração para a criação de longas baseados em outros contos que também se tornaram populares ao redor do mundo.

Quem é a Princesa Branca de Neve?

Conteúdo

A Princesa Branca de Neve é uma jovem conhecida como a mais bela de todas em seu reino. Seu nome foi dado devido a sua pele descrita como “Branca como a neve”. A inspiração para a criação da personagem foi a baronesa Maria Sophia von Erthal, com quem se assemelhava tanto em aparência, como em traços de sua história.

Quem é a Princesa Branca de Neve?
Fonte/Reprodução: original.

Assim como Maria Sophia, Branca de Neve era órfã de mãe, e a mulher que se casou com seu pai, e tornou-se sua madrasta, não gostava dela, maltratando-a diversas vezes. A diferença entre a história delas está no fato de que a baronesa era cega desde pequena e morreu aos 71 anos sem nunca casar.

Já a Branca de Neve, após a alegoria de ser envenenada por uma maçã e velada em um caixão de vidro, é encontrada por um príncipe-encantado que a salva da maldição e casa-se com ela.

Qual a origem da Princesa Branca de Neve?

O conto da Princesa Branca de Neve é de origem Alemã. A primeira versão da história foi publicada no livro Contos de Fadas para Crianças e Adultos, famoso escrito dos irmãos Grimm. 

No conto original, era inverno e nevava enquanto a rainha costurava próximo a uma janela aberta. Sem querer, ela se machucou e três gotas de sangue caíram na neve. Ao ver isso, ela desejou uma filha como a neve, com lábios vermelhos-sangue, e pouco tempo depois esse desejo se realizou nascendo a Princesa Branca de Neve.

A Branca de Neve foi a primeira princesa da Disney, ela está sempre no centro das imagens quando unem todas as princesas possui uma caracterização muito específica com um vestido predominante azul e amarelo, com alguns detalhes em vermelho.

Qual a história da Princesa Branca de Neve?

A rainha faleceu no nascimento da princesa e seu pai a nomeou de Branca de Neve por conta de sua pele branca como a neve. O rei se casou com outra mulher para que ela cuidasse da princesa, no entanto, a madrasta era má e trancafiou a princesa.

Posteriormente, a madrasta percebeu que conforme a princesa crescia, ela se tornava cada vez mais bela, até mais que ela. Invejada por sua beleza, a Princesa Branca de Neve quase morreu pelas mãos de um caçador que havia sido contratado pela rainha má para sua execução. Contudo, ele teve pena e a deixou fugir.

Qual a história da Princesa Branca de Neve?
Fonte/Reprodução: original.

Em sua jornada na floresta ela encontra uma casa onde sete anões a abrigam. Porém, um tempo depois a sua madrasta descobre que ela está viva e se transforma em uma senhora vendedora de maçãs para enganá-la. Ela oferece uma maçã envenenada para a princesa que come e cai em um sono profundo. 

A partir dali, apenas o beijo do amor verdadeiro poderia despertá-la. Os anões a colocam em um caixão de vidro para que pudessem contemplar a sua beleza e em pouco tempo um príncipe passa por ali e a beija. Daí, como diz no conto popular, eles vivem felizes para sempre.

Por que a madrasta odeia a Princesa Branca de Neve?

A madrasta da Princesa Branca de Neve, também conhecida como Rainha Má a odeia, pois a princesa se tornou a mais bela de todas ao crescer. 

Antes disso, a madrasta que também era uma feiticeira, perguntava ao seu espelho que tinha todo conhecimento do mundo, quem era a mais bela e ele sempre apontava ela como a mais bela, porém tudo mudou quando o espelho mencionou Branca de Neve como a mais bela de todas.

Isso reforçou ainda mais o ódio que a madrasta nutria por Branca de Neve fazendo com que ela tomasse atitudes drásticas.

Quais os filmes da Princesa Branca de neve?

Existem diversas versões em filme que contam a história da Princesa Branca de Neve. Confira abaixo quais são:

AnoFilme
1916Snow White
1937Branca de Neve e os Sete Anões
1961Snow White and the Three Stooges
1997Snow White: A Tale of Terror
2001 Branca de Neve
2007Sydney White
2012Espelho, Espelho Meu
2012Branca de Neve e o Caçador
2012Branca de Neve
2016O Caçador e a Rainha do Gelo
2019Encantado

Além dos filmes citados, a Walt Disney anunciou que em 2024 será lançado um remake do filme Branca de Neve em live action, bem como já foram lançados os de Cinderela, A Bela e a Fera e o mais recente filme A Pequena Sereia.

Qual a importância da Princesa Branca de Neve na infância?

A história da Princesa Branca de Neve transmite ensinamentos fundamentais para a infância. A principal é sobre o amor e compaixão, afinal os sete anões foram solidários com a princesa e suas ações mostram que os sentimentos eram verdadeiros.

Algo mais que mostra a importância da história é o cuidado com a inveja e outros sentimentos ruins que podem ser nutridos por outras pessoas.

Você acabou de conhecer a história da Branca de Neve de modo mais aprofundado. A princesa possui uma história de superação que principalmente mostra a importância do amor ao próximo.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest

Deixe um comentário

Veja agora

Posts relacionados

Altura das princesas da Disney: saiba a altura de cada e as características

Altura das princesas da Disney: saiba a altura de cada e as características

Desde sempre, amamos conhecer as princesas da Disney e suas histórias. E você, já imaginou quão interessante seria conhecer também a altura das princesas da Disney, a fim de conhecê-las a fundo? Por exemplo, com certeza você já deve ter se perguntado qual é a altura da Merida ou da Branca de Neve! Através desse

Quem é o vilão de A Pequena Sereia

Quem é o vilão de A Pequena Sereia?

Venha conosco através dessa jornada conhecer não apenas o vilão de A Pequena Sereia como também sua importância para o final da nossa doce princesa marinha!

Papel de parede das princesas da Disney 10 dicas para usar e como escolher

Papel de parede das princesas da Disney: 10 dicas para usar e como escolher

O papel de parede das princesas da Disney é uma excelente opção para quem deseja um quarto delicado e que tenha sua personalidade, com essas princesas que seguem com seu sucesso geração após geração com suas histórias fascinantes repletas de aventura e finais felizes de emocionar.  Se você deseja dar um up na decoração, confira