Princesa Ariel: qual a sua origem e quais as suas características?

A princesa Ariel encanta fãs há décadas, com mais uma versão vindo até nós em A Pequena Sereia (2023). E hoje é o dia perfeito para conhecermos mais sobre sua história, características e uma das maiores curiosidades sobre a princesa do mar e qual é a sua origem.

Que ela é um personagem clássico da Disney, você sabe. Mas já parou para pensar em como se deu sua criação? Uma vez que entramos na história da pequena sereia da Disney, um mundo fantástico surge e curiosidades são reveladas, inclusive sobre as diferenças entre a animação e o conto de fadas. Por isso, siga com a leitura para entender mais!

Quem é a Princesa Ariel?

Conteúdo

Conhecemos ela através do filme de animação A Pequena Sereia da Disney, lançado em 1989. Esta encantadora sereia é, na verdade, uma princesa do Reino profundo de Atlântida. Ela vive com seu pai, o rei Tritão, e seis irmãs mais velhas, Aquata, Allana, Atina, Adella, Arista e Andrina.

Quem é a Princesa Ariel?
Fonte/Reprodução: Disney.

Já sua mãe, a rainha Athena, foi assassinada por piratas ainda quando Ariel era bem novinha. Mas, apesar desse fato triste, a princesa passa divertidos dias com seus melhores amigos, o peixe Linguado, o caranguejo Sebastião e a gaivota Sabidão.

Qual a origem da Princesa Ariel?

Ariel apareceu pela primeira vez no filme da Disney nos anos 80, mas a origem da princesa Ariel está no conto de fadas dinamarquês escrito por Hans Christian Andersen, que rendeu um livro publicado em 1837. Só que, era um pouco diferente, sendo, então, adaptada com algumas mudanças para a animação da Disney.

O conto de Hans, por sua vez, foi criado a partir de outro conto alemão chamado Undine, e fala sobre um espírito das águas que se casa com um humano para ganhar uma alma. Na história original da princesa que inspirou o filme, o autor colocou diversas cenas e uma história mais pesada.

Quais são as diferenças do conto para o filme da princesa Ariel?

O conto da pequena sereia que inspirou o filme da princesa Ariel, foi escrito por Hans no século XIX, e a primeira curiosidade, que causa surpresa é: a personagem não se chama Ariel, apenas Pequena Sereia. Assim como outros contos de fada, é comum os personagens não terem um nome, mas, sim, seres fantásticos ou ligados à natureza.

Dentre as diferenças com a animação, antes não existiam seus amigos Linguado e Sebastião. Haviam apenas suas irmãs mais velhas como companheiras e todas cuidadas pela avó.

Quais são as diferenças do conto para o filme da princesa Ariel?
Fonte/Reprodução: Disney.

Aliás, na história original, são cinco as irmãs da princesa. E elas também são fascinadas pelo mundo acima da superfície do mar, tanto que elas só podem nadar até lá, após completarem 15 anos.

Outra diferença é percebida quando a Ariel do conto de fadas sobe à superfície. Ela é tão graciosa que chama a atenção de um humano. Contudo, sua história de amor com o príncipe é sombria e trágica.

Qual é a sua história?

A princesa Ariel da Disney, cresceu ouvindo de suas irmãs e da avó os relatos sobre o mundo dos humanos fora da água. E no reino em que vivem, toda sereia que atinge os 15 anos tem permissão para nadar até a superfície.

Uma admiração e encanto aumentaram no interior da pequena sereia que ao completar seus 15 anos desbrava a superfície do mar. Ao fazer isso, ela salva um príncipe de um naufrágio.

A verdadeira história da princesa Ariel, segundo o conto dinamarquês, é sobre sua imensa vontade de ganhar uma alma humana e o amor desse príncipe. Tal desejo a leva a enfrentar até mesmo a morte. Por isso, trata-se de uma jornada trágica contada de uma forma leve e diferente pela Disney.

A pequena sereia se apaixona pelo humano e deseja se tornar humana para reencontrá-lo. 

Isso a leva a procurar uma bruxa do mar poderosa e sagaz. Sempre com feitiços mais elaborados, a bruxa faz mais e mais trocas com Ariel. No conto da pequena sereia, sentimos que para cada força e vontade de conquistar o príncipe existe sempre um preço a pagar.

Quais as características da Princesa Ariel?

A princesa da Disney está na adolescência, tem cabelos longos na cor vermelho carmesim e, a princípio, usa um biquíni top lilás no formato de conchas e vestido verde água que é sua própria cauda.

No filme clássico, ela já tem 16 anos e desfruta de sua beleza juvenil, tendo até mesmo conquistado o prêmio de mais bonita princesa da Disney. Além de ser graciosa, Ariel é curiosa, aventureira, sempre alegre, apaixonada e um pouco rebelde também.

Uma curiosidade da princesa Ariel e suas características é em relação à criação da personagem. Sua aparência foi inspirada, primeiramente, na atriz americana Alyssa Milano quando tinha 16 anos.

Mas os animadores que trabalharam na criação do desenho da Disney filmaram a atriz Sherri Stoner em um live action, com movimentos que serviram de referência para fazer o filme de 1989.

Além disso, a astronauta Sally Ride também foi uma inspiração para fazer o efeito de movimento do cabelo de Ariel embaixo d’água.

Qual era o seu dom?

Nas mágicas histórias das princesas da Disney ou de outros reinos distantes, conhecemos algum poder ou dom dado elas. No caso da princesa Ariel, nos encantamos com sua habilidade de entender e falar com as criaturas marinhas.

A Princesa Ariel possui algum filme?

Sim! Não apenas um, mas a pequena sereia já foi retratada em três filmes da Disney, todos em animação, com personagens marcantes. São considerados clássicos e marcaram a infância de muitos.

Você pode acompanhar a história da princesa Ariel e sua origem nos filmes oficiais clássicos da Disney. Em A Pequena Sereia (1989), Ariel foi representada pela primeira vez no cinema, com uma visão geral dela aos 16 anos até se apaixonar pelo príncipe Eric.

O segundo filme, A Pequena Sereia II: O Retorno para o Mar, é do ano 2000 com a história sobre a vida da princesa após se casar com Eric e ter uma filha, a Melody. Outras descobertas ainda surgem com as continuações da pequena sereia, como a explicação dos primeiros anos dela e até mesmo o momento triste em que sua mãe foi morta, no filme A Pequena Sereia: A História de Ariel, de 2008.

Se você se interessou pela origem da princesa e ficou com vontade de ler o conto de fadas dinamarquês, é possível também ler a história original no livro A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen.

Vimos aqui como foi a origem da princesa Ariel e suas características, bem como as diferenças entre o filme da Disney e o conto de fadas escrito há milhares de anos. Com isso, só podemos ficar ainda mais interessados com o próximo filme, A Pequena Sereia em live action, que já está nas telonas!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest

Deixe um comentário

Veja agora

Posts relacionados

Altura das princesas da Disney: saiba a altura de cada e as características

Altura das princesas da Disney: saiba a altura de cada e as características

Desde sempre, amamos conhecer as princesas da Disney e suas histórias. E você, já imaginou quão interessante seria conhecer também a altura das princesas da Disney, a fim de conhecê-las a fundo? Por exemplo, com certeza você já deve ter se perguntado qual é a altura da Merida ou da Branca de Neve! Através desse

Quem é o vilão de A Pequena Sereia

Quem é o vilão de A Pequena Sereia?

Venha conosco através dessa jornada conhecer não apenas o vilão de A Pequena Sereia como também sua importância para o final da nossa doce princesa marinha!

Papel de parede das princesas da Disney 10 dicas para usar e como escolher

Papel de parede das princesas da Disney: 10 dicas para usar e como escolher

O papel de parede das princesas da Disney é uma excelente opção para quem deseja um quarto delicado e que tenha sua personalidade, com essas princesas que seguem com seu sucesso geração após geração com suas histórias fascinantes repletas de aventura e finais felizes de emocionar.  Se você deseja dar um up na decoração, confira