História da Cinderela: quem é a princesa?

A história da Cinderela é uma das mais tradicionais entre os clássicos de princesas, que conquistou muitas meninas, principalmente as mais românticas, ao longo de décadas, além de mostrar que o bem sempre vence o mal. 

Mas você conhece a história de Cinderela? O que sabe sobre a gata borralheira? Neste post, separamos tudo o que você precisa saber sobre esta história que pode ser mais sangrenta do que você se lembra. Confira! 

Cinderela história: saiba tudo!

Conteúdo

A história de Cinderela possui diversas versões, a primeira delas acontece na China em 8960 a.C. Em sequência um nova versão surge na Grécia antiga, onde uma escrava é forçada a se casar com o rei do Egito, o que da origem ao fato de Cinderela, na história em que conhecemos, ser uma escrava para sua madrasta e irmãs adotivas.

Cinderela história: saiba tudo!
Cinderela história: saiba tudo. Fonte/Reprodução: original.

A história da Cinderela também teve uma versão feita pelos irmãos Grimm, no século XIX, com um toque mais sombrio e assustador, onde a fada madrinha não existe, e seu vestido e sapatos – nessa versão feitos de ouro – de Cinderela são entregues por pássaros. Esses mesmos pássaros, apos o casamento da princesa com o príncipe, correram na direção das malvadas  irmãs que buscavam o perdão da moça, e bicou seus olhos, o que as fez ficarem cegas.

Em outras versões da história da Cinderela, o que conhecemos como fada madrinha, na realidade trata-se da do espírito da mãe de Cinderela que aparece para socorrer a filha, porém a versão mais conhecida da história aparece lá pelos anos de 1600, criada por Charles Perrault, reconhecido por muitos como o pai da literatura.

A história

A história de Cinderela se dá em um reino muito distante, onde, após ficar viúvo, o pai da menina decide se casar novamente, para a infelicidade da menina com uma mulher má, que possui duas filhas também malvadas. 

Na frente do pai a madrasta e as filhas se comportam e a tratam bem, porém longe de suas vistas, Cinderela é maltratada por suas enteadas e madrasta. 

A história
A história. Fonte/Reprodução: original.

Com o falecimento de seu pai, a madrasta passa a ser dona da casa, e Cinderela é mantida como escrava, responsável pelo serviço da casa e dorme em um pequeno sótão em sua própria casa. A beleza da menina é invejada pela madrasta e suas filhas que a mantém presa nesse local, o que a torna muito solitária, com apenas a companhia dos pequenos animais da floresta. 

Tudo muda no dia em que à casa, chega um convite do rei, que convoca todas as moças do reino para um baile em que o príncipe deverá escolher sua futura esposa. A notícia é recebida com alegria entre as filha da madrasta e também por Cinderela, que logo é impedida de ir ao evento com alegação de que não tinha um vestido para o baile. 

A verdade é que a madrasta sabia que beleza da moça ofuscaria suas filhas e, para evitar isso, ordenou que ela não fosse. Com alguns retalhos e a ajuda de seus amigos animais, a moça conseguiu fazer um vestido para o baile, que foi destruído pelas filhas da madrasta no momento em que ela se apresentou para ir ao evento. 

Muito triste, a menina voltou para o sótão, onde, depois de muito chorar, foi confortada por sua fada madrinha que com sua varinha mágica deu à moça um belo vestido, uma carruagem e cocheiros e, antes que Cinderela pudesse ir, lhe avisou que a magia duraria até a meia-noite.   

No baile, Cinderela logo chamou a atenção do príncipe, com quem dançou a noite toda. A beleza da moça era tanta que nem as filhas e nem a madrasta conseguiram reconhecer Cinderela. 

Ao ouvir o soar das 12 badaladas, Cinderela saiu correndo, e deixou para trás um pé de seu lindo sapato de cristal. O príncipe, que não teve tempo de saber qual era o nome daquela linda moça, começa sua busca para saber quem é a dona do sapato, o leva de casa em casa e o calça em todas as moças do reino. 

Depois de muito percorrer e não encontrar, ele finalmente chega a casa de Cinderela, e obviamente o pequeno calçado não serve no pé das suas irmãs, mas para sua sorte é percebido que havia outra moça na casa, e a madrasta é obrigada a destrancar Cinderela do sótão por ordem real. 

A moça então calça o calçado, que cabe no seu pé e faz com que o príncipe a reconheça. E assim, chega ao fim a história da Cinderela, que se casa com o príncipe, torna-se uma princesa e vive feliz para sempre. 

A lição que aprendemos 

Muito mais do que um conto romântico, a história da Cinderela nos ensina uma preciosa lição sobre bondade e generosidade, pois mesmo sendo maltratada pela madrasta e suas filhas, em nenhum momento ela guarda ressentimentos ou deseja mal a elas, o que a faz se sentir bem consigo mesmo apesar das adversidades. 

A história da Cinderela nos ensina sobre amor, generosidade, bondade, e principalmente sobre a importância de nutrir sempre o melhor dentro de nós, e como recompensa temos boas histórias e desfechos felizes em nossas vidas.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest

Deixe um comentário

Veja agora

Posts relacionados

Altura das princesas da Disney: saiba a altura de cada e as características

Altura das princesas da Disney: saiba a altura de cada e as características

Desde sempre, amamos conhecer as princesas da Disney e suas histórias. E você, já imaginou quão interessante seria conhecer também a altura das princesas da Disney, a fim de conhecê-las a fundo? Por exemplo, com certeza você já deve ter se perguntado qual é a altura da Merida ou da Branca de Neve! Através desse

Quem é o vilão de A Pequena Sereia

Quem é o vilão de A Pequena Sereia?

Venha conosco através dessa jornada conhecer não apenas o vilão de A Pequena Sereia como também sua importância para o final da nossa doce princesa marinha!

Papel de parede das princesas da Disney 10 dicas para usar e como escolher

Papel de parede das princesas da Disney: 10 dicas para usar e como escolher

O papel de parede das princesas da Disney é uma excelente opção para quem deseja um quarto delicado e que tenha sua personalidade, com essas princesas que seguem com seu sucesso geração após geração com suas histórias fascinantes repletas de aventura e finais felizes de emocionar.  Se você deseja dar um up na decoração, confira