Com toda a certeza você já leu ou ouviu falar sobre a história da Chapeuzinho Vermelho, aqui você vai saber detalhes sobre essa ilustre historinha de contos de fadas.
A pequena chapeuzinho vermelho das perguntas mais faladas ou questionadas da história, vem inovando a vida das pessoas desde a idade média, como outras histórias ela dá sentido para a vida de alguém e mostra um mundo totalmente novo para as crianças que o conhecem.
Quem é a Chapeuzinho Vermelho?
Conteúdo
Chapeuzinho vermelho é uma pequena menina que atravessa a floresta de modo a visitar sua queria vovó que se encontra doente, porém, a caminho da casa da avó um lobo mau encontra ela e conversando com ela descobre aonde ela vai, esse lobo mau na história da chapeuzinho, acaba comendo a vovó e toma seu lugar para poder enganar a chapeuzinho.
Essa história é contada por séculos e surgiu em tradições de camponeses europeus, a partir do século XIX, os Irmãos Grimm, foram dois irmãos que ousaram um pouco e alteraram a narrativa dando origem ao caçador que salva os personagens e consegue obter um final feliz na história da Chapeuzinho Vermelho.
Quais as características de Chapeuzinho Vermelho?
Chapeuzinho vermelho é uma menina que usava sempre uma capa que contém um capuz vermelho.
Ela é uma menina prestativa, sempre ajuda a mãe, possui um amor incondicional pela avó. Chapeuzinho é loira, talvez os cabelos sejam cacheados, pele bem branca, boca vermelha, e nas histórias parece ser gordinha, ela é bem ingênua, e um pouco teimosa, por pegar o caminho da floresta para a casa da vovó.
Qual a história da Chapeuzinho Vermelho?
Era uma vez uma menininha que usava um capuz vermelho, chamada Chapeuzinho Vermelho, então, um dia sua mãe fala que sua avó querida está doente e precisava que a Chapeuzinho transportasse uma cesta de comida para a avó.
Sua mãe adverte ela e pede para não pegar o caminho da floresta e sim do bosque, e que não fale com estranhos, assim, a chapeuzinho concorda e sai de casa.
No caminho da casa da avó, um lobo observava a chapeuzinho vermelho, ele se aproxima e começa a conversar, chapeuzinho comete um erro e desobedece sua mãe, ao conversar com um estranho, ingênua, conversa com o lobo mau.
O lobo, extremamente astuto descobre aonde a Chapeuzinho Vermelho estava indo, então ele a engana e diz que pela floresta ela ia conseguir chegar mais rápido em seu objetivo, a casa da vovó, Chapeuzinho acredita, enquanto isso o lobo pega o atalho.
Chegando na casa da vovó o lobo mau finge ser a Chapeuzinho Vermelho, e faz com que a avó abra a porta para ele, quando ela abre, o lobo abocanha de uma vez a vovó, a engole por inteiro, rapidamente o lobo se veste de vovó e espera a Chapeuzinho na cama.
Chapeuzinho Vermelho chega finalmente na casa da vovó, onde o lobo a espera e pede para entrar, desconfiada ela faz uma série de perguntas para sua suposta avó e descobre tarde demais que, na verdade, era o lobo disfarçado de vovó, ele abocanha Chapeuzinho de uma só vez e assim dorme com às duas em sua barriga.
O que acontece com o lobo na história da Chapeuzinho Vermelho?
Logo após devorar Chapeuzinho vermelho e sua avó o lobo mau dorme e seu ronco é ouvido por um caçador que passava perto da casa da vovó, achando o som bem estranho o caçador resolver averiguar e descobrir que barulho era aquele.
Quando chega, o caçador repara que o lobo está com uma barriga muito cheia, resolve não atirar nele e prefere abrir sua barriga salvando a vovó e a Chapeuzinho, eles colocam pedras na barriga do lobo e o caçador fecha.
Quando acorda, o lobo desesperado tenta fugir, mas ele cai e não levanta nunca mais.
Quais as adaptações da história de Chapeuzinho Vermelho?
Existem duas adaptações da história de Chapeuzinho Vermelho a dos Irmãos Grimm e de Perrault. A versão dos Irmãos Grimm é a que mais agrada o público, por ter um final feliz, então ela é a mais conhecida, ela tem um feito de justiça, onde quem comete o crime, vai ser condenado, onde o mal nunca vence o bem.
Na adaptação de Perrault a história é finalizada na parte onde a Chapeuzinho é devorada, ele comeu a avó, em seguida a menina e simplesmente termina aí, onde ao final disso ele inclui uma moral, onde induz as meninas a não confiarem em estranhos.