Conheça a história de Alice no país das maravilhas

Escrita originalmente por Lewis Carroll (Charles Lutwidge Dodgson), Alice no país das maravilhas é uma das histórias mais conhecidas em todo o mundo. Publicada pela primeira vez em 1865, Alice no País das Maravilhas é considerada uma obra infantil que permite diversas interpretações. Além disso, por conta do livro, Carroll tornou-se um dos autores principais da literatura nonsense. 

Conheça, a seguir, tudo sobre a história de Alice no país das maravilhas.

Quem é a Alice?

Conteúdo

Alice é considerada a personagem principal do livro Alice no País das Maravilhas. A garota é retratada no livro como uma pessoa inteligente e bastante curiosa. Mesmo com apenas 12 anos, uma das maiores habilidades de Alice é a observação. É por conta dela que a menina embarca em uma aventura maluca pelo país das maravilhas.

Quem é a Alice?
Alice. Fonte/Reprodução: original.

Logo no início, ao perceber um Coelho Branco vestido de colete e relógio, a pequena garota resolve segui-lo através de uma toca. A partir daí, um novo mundo é apresentado, com direito a animais falantes e objetos antropomórficos. 

Em Alice no país das Maravilhas, a personagem principal simboliza dentro da história a imaginação de uma criança e a curiosidade. 

O que é o país das maravilhas?

O País das Maravilhas é a representação de um mundo diferente e praticamente imaginário. Ele é o cenário escolhido por Lewis Carroll para abrigar a história sobre a aventura de Alice. 

O ambiente é considerado diferente do que o tradicional, possui diversos animais falantes e objetos antropomórficos, ou seja, que carregam características humanas, como semelhanças físicas, comportamentos e emoções.

Alice conhece o país das maravilhas logo no início da história, após atravessar a toca em busca do Coelho Branco que vestia roupas e utilizava um relógio para ver as horas. 

Qual a história de Alice no país das maravilhas?

No livro Alice no país das maravilhas, a história se inicia com a pequena Alice sentada em uma ribanceira junto a sua irmã mais velha. Em um determinado momento, a garota nota um Coelho Branco vestido com um colete e com um relógio em suas pequenas mãos. Com isso em mente, Alice decide seguir o Coelho por um buraco para descobrir mais sobre aquele ser e acaba no País das Maravilhas.

Qual a história de Alice no país das maravilhas?
História de alice no pais das maravilhas. Fonte/Reprodução: original.

O primeiro contato da garota com o novo ambiente é ao se deparar com uma porta minúscula. Para passar por ela, Alice bebe o líquido e um pote com a mensagem de ‘’beba-me’’. Após passar pela porta, ela encontra um alimento que a faz crescer demais. Ao começar a chorar, transforma todo ambiente em um imenso mar.

Mesmo com as dificuldades pelo caminho, a menina continua na busca pelo Coelho Branco.  Ao longo do caminho ela encontra personagens excêntricos, como uma lagarta falante, um gato sorridente e um Chapeleiro Maluco.

Além desses personagens, há também aqueles que colocam Alice em perigo. Como é o caso da Rainha de Copas, que ordena constantemente que cortem as cabeças de pessoas e acusa Alice de coisas sem sentido.

Após tantas aventuras em Alice no País das Maravilhas, finalmente a menina consegue sair daquele cenário maluco. Isso acontece porque a menina acorda e descobre que tudo não passou apenas de um sonho louco da garota.

Qual foi a inspiração para criar Alice no país das maravilhas?

 Acredita-se que Alice no país das maravilhas foi uma história inventada por Lewis Carroll, pseudônimo de Charles Dodgson, para animar e distrair as filhas de um de seus amigos Lorina Liddell e Henry Liddell. Alice Liddell era a filha mais jovem e mais interessada nas histórias de Dodgson. Além de ouvir as histórias fantásticas, a garota também era fotografada constantemente por ele. 

A garota Alice Liddell gostava tanto das histórias de Charles que pediu para ele escrever para ela. Após meses, Dodgson finalizou seu manuscrito intitulado Alice no país das maravilhas e entregou para a garota em 1864.

Quais os personagens principais de Alice no país das maravilhas?

Alice no país das maravilhas apresenta diversos personagens fantásticos e excêntricos. O primeiro a aparecer na história é o famoso Coelho Branco que veste roupas humanas e utiliza um relógio. Além dele, há também o Chapeleiro Maluco, uma Lagarta falante, o Gato de Cheshire, a Rainha Vermelha, a Lebre de Março, Pássaro Dodô, os Tweedledee, entre outros.

Alice é uma princesa?

Na história, a Alice não é considerada de fato uma princesa por não carregar nenhuma referência sobre títulos de realeza. Porém, a pequena personagem faz parte das Princesas de Coração da Disney e é considerada a única personagem da lista que não possui herança real ou faz parte de uma linhagem. 

Atualmente, além do livro oficial de Alice no País das Maravilhas, a história também é contada através de uma animação da Disney e um filme dirigido por Tim Burton em 2010.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest

Deixe um comentário

Veja agora

Posts relacionados

Altura das princesas da Disney: saiba a altura de cada e as características

Altura das princesas da Disney: saiba a altura de cada e as características

Desde sempre, amamos conhecer as princesas da Disney e suas histórias. E você, já imaginou quão interessante seria conhecer também a altura das princesas da Disney, a fim de conhecê-las a fundo? Por exemplo, com certeza você já deve ter se perguntado qual é a altura da Merida ou da Branca de Neve! Através desse

Quem é o vilão de A Pequena Sereia

Quem é o vilão de A Pequena Sereia?

Venha conosco através dessa jornada conhecer não apenas o vilão de A Pequena Sereia como também sua importância para o final da nossa doce princesa marinha!

Papel de parede das princesas da Disney 10 dicas para usar e como escolher

Papel de parede das princesas da Disney: 10 dicas para usar e como escolher

O papel de parede das princesas da Disney é uma excelente opção para quem deseja um quarto delicado e que tenha sua personalidade, com essas princesas que seguem com seu sucesso geração após geração com suas histórias fascinantes repletas de aventura e finais felizes de emocionar.  Se você deseja dar um up na decoração, confira